Energia Solar Fotovoltaica

Características e funcionamento

Os sistemas fotovoltaicos são muito utilizados em todo o mundo, no Brasil especificamente, esta tecnologia teve um significativo desenvolvimento após 2012, quando a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, criou o sistema de compensação de energia elétrica através da resolução 482/2012. Após esta resolução, os sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica (grid-tie) estão sendo cada vez mais aplicados em nosso pais.
A resolução 482/2012 da Aneel, define que as concessionárias de energia são obrigadas a liberar a conexão dos sistemas geradores fotovoltaicos em sua rede, desde que este atendam a alguns critérios estabelecidos pelo órgão. Outro importante ponto definido nesta resolução é quanto ao sistema de créditos, ou seja, toda a energia produzida pelo sistema fotovoltaico, que não seja consumida, é injetado na rede da concessionária e assim é gerado um crédito na mesma potência, desta forma, podemos produzir a energia de dia e consumir durante a noite, sem pagar nada a mais por isso. Para saber mais sobre a resolução 482 baixe o Caderno temático da Aneel

Como Funciona?

Como funciona energia solar fotovoltaica
Os módulos fotovoltaicos captam toda a energia solar incidente, mesmo em dias de chuva ou em dias nublados, os módulos conseguem coletar a energia.*
O inversor é responsável por converter a energia coletada e disponibilizar esta energia para utilização através da rede elétrica da casa ou empresa.
 O quadro elétrico torna livre o caminho da energia, assim, toda a casa pode utilizar esta energia, seja na sala, cozinha, quarto, garagem e até mesmo no banheiro.
Diferente do medidor convencional, quando instalado um sistema solar, a concessionária troca o medidor por um novo capaz de contar seus créditos.
 A energia solar é simples e está disponível o ano todo sem nenhum custo, agora que você já sabe como funciona, entre nesta rede, economize dinheiro enquanto ajuda o planeta.

Entenda a energia fotovoltaica

O Instituto Ideal preparou vídeo educativo sobre eletricidade solar, rápido e de fácil entendimento.

Agora ficou claro ? As vantagens da energia solar fotovoltaica são muitas.

Não perca tempo, economize com o sol você também.