Aneel planeja alterar metodologia das bandeiras tarifárias

01/06/2017

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, declarou que a bandeira verde em junho foi ponto fora da curva. A bandeira verde em junho foi uma surpresa positiva e bem-vinda, mas a previsão é de que as contas de luz ficariam com a bandeira vermelha durante todo o ano, a partir de maio.

 "A lógica que se usava e que se usa é que, no período seco (maio a novembro), não é comum que haja chuvas capazes de recuperar o nível de armazenamento. Mesmo que a média seja muito alta, o volume de chuvas não é como o que ocorre no período úmido", afirmou Rufino. "Por isso, esse comportamento em junho foi um ponto fora da curva. Tivemos uma semana muito bem-vinda de chuvas no Sul e no Sudeste", afirmou Rufino. "Mas se olharmos o nível de armazenamento dos reservatórios, ele não se recuperou tanto assim", acrescentou."

 

Rufino reconheceu que a volatilidade do sistema de bandeiras tarifárias tem causado preocupação e um pouco de "incômodo" à Aneel. Por isso, segundo ele, a agência deve rever a metodologia que define as bandeiras para 2018. As eventuais mudanças, no entanto, não serão válidas para este ano. O diretor-geral explicou que os programas de formação de preços de energia têm uma grande sensibilidade ao volume de chuvas que ocorre pontualmente em algumas regiões e períodos, mesmo que o armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas não esteja completamente recuperado.

 

"Não queremos causar confusão na cabeça do consumidor, com uma bandeira vermelha que cai, de uma vez, para a bandeira verde, mesmo com um nível de chuvas que não tenha causado uma mudança estrutural em termos das condições de reservatórios, pensando mais a médio prazo", explicou.

Fonte: Canal Energia

Solicite seu orçamento e fique livre dos aumentos na tarifa de energia.
🖥 https://goo.gl/jFJ9Mt
☎ (43) 3339-5135    ☎ (43) 9 9995-3962    ☎ (43) 9 9616-1881
📧 comercial@resizesolar.com

 

Please reload

Posts em destaque

Reator nuclear ITER custa 20 bilhões de Euros e será obsoleto antes de concluído

May 30, 2018

1/10
Please reload

Últimos Posts
Please reload

RESIZE Solar Energy Londrina Fotovoltaico

© 2015 RESIZE Solar Energy - Soluções em Energia. Todos os direitos reservados.
Termos de serviço | Política de privacidade | Quem somos | Endereço

Telefone: 43 3323-5324 | Celular: 43 9 9616-1881 / 43 9 9933-5824

E-mail: comercial@resizesolar.com | Londrina, Paraná

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle