top of page

Entenda a diferença entre energia fotovoltaica e fototérmica!

Muitas pessoas confundem a aplicação da energia solar fotovoltaica com a energia solar fototérmica, nós vamos te ajudar a entender as diferenças.

Quando conversamos e contamos as pessoas sobre a energia solar fotovoltaica, muitas delas dizem: "aquelas placas em cima do telhado!". A resposta é correto, são as placas em cima do telhado, porém não as que você imagina!​

O que hoje se vê sobre os telhados, em sua grande maioria, são placas fototérmicas e não fotovoltaicas. A energia solar fototérmica já é muito utilizada no Brasil, é fácil encontrar empresas que trabalhem com estes produtos e até mesmo pessoas em nosso circulo de amizade que possuem um sistema de energia solar fototérmica instalado em sua residência.

Este tipo de sistema é utilizado para gerar calor, o conhecido aquecedor solar. As placas coletam o calor do sol e consecutivamente aquecem a água que circula pelo sistema, a água que já esta aquecida é armazenada em um reservatório especial capaz de manter o calor, com isso temos água quente em nossa casa.

Os sistemas de energia solar fototérmica é responsável apenas por aquecer água, e esta água pode ser utilizada em sua piscina, no chuveiro ou onde você tenha necessidade.

Agora vamos falar um pouco sobre a energia solar fotovoltaica.

Diferente dos "Aquecedores solares", os sistemas fotovoltaicos não coletam o calor do sol, ele trabalha com a radiação do sol.

A incidência da radiação solar sob os painéis fotovoltaicos, a partir deste ponto, os painéis liberam uma quantia de energia elétrica, esta energia não é como a que utilizamos em nossas casas ou empresa, porém utilizamos outros equipamentos em conjunto com os painéis fotovoltaicos para que esta energia seja transformada em uma energia limpa e de qualidade, de forma a utilizarmos normalmente em qualquer equipamento que desejarmos.

​​​O conceito da energia solar fotovoltaica é simples, resumindo, podemos dizer que é a eletricidade solar, ela pode ser usada da mesma forma que a energia convencional, podemos utilizar a eletricidade solar no chuveiro, ar-condicionado, micro-ondas e em todos os equipamentos elétricos que puder imaginar, em termos práticos, quando instalado um sistema fotovoltaico, a energia gerada por ele é disponibilizada para toda a estrutura do local, seja em sua casa ou empresa, para utilizar esta energia limpa, basta conectar o plug do equipamento a tomada.

​Ficou alguma dúvida sobre a diferença dos sistemas e suas aplicações ? Se sim, compartilhe conosco, comenta no post, pode ser que outras pessoas tenham a mesma dúvida e juntos podemos resolvê-la.

Em nosso próximo post, vamos detalhar os equipamentos utilizados para o bom funcionamento do sistema fotovoltaico.

Curta nossa página no Facebook.

Um grande abraço e até a próxima.

Posts em destaque
Últimos Posts
bottom of page