top of page

Brasil Solar Power: nasce um gigante

Hoje rolou o Brasil Solar Power, o primeiro Talk Show do setor de energia solar fotovoltaica no País. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLAR e Grupo CanalEnergia.

Foi um evento rápido, com abertura ás 10:00 horas e encerramento por volta das 13:15. Contamos com ilustres personalidades do setor e personalidades influentes, infelizmente o Ministro de Minas e Energia Eduardo Braga não pode comparecer, mas pretigiando a importância do evento enviou um secretário para representá-lo. Destacamos também o Dr. Rodrigo Lopes Sauaia, Diretor Executivo da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e Maurício Tolmasquim, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética),

Em resumo, tivemos a abertura do evento, destacando os principais pontos de desenvolvimento tanto do Grupo CanalEnergia quanto da ABSOLAR, o representante do Ministro Eduardo Brasga apresentou um overview sobre o desenvolvimento do setor, bem como os planos e metas de desenvolvimento do governo para a energia solar fotovoltaica durante os próximos anos. Após apresentação do representante do governo federal, os organizadores apresentaram os pontos que necessitam de muita atenção e desenvolvimento, as principais barreiras para o desenvolvimento do setor solar fotovoltaico, tanto voltados a geração centralizada (modalidade que permite comércio de energia) quanto para a micro e mini geração distribuida (sistemas geradores adeptos a resolução ANEEL 482). Foco para a micro e mini geração distribuida, pois será a responsável por aliviar o sistema elétrico sem a necessidade de grande investimento do governo, a cada sistema fotovoltaico instalado no sistema de geração distribuida há uma redução na demanda do sistema brasileiro. Por fim, iniciou-se o Talk show, breves considerações dos representantes na bancada, onde cada um expôs um ponto de análise, até mesmo preocupações com a receita das distribuidoras de energia que com o desenvolvimento da geração distribuida passa a reduzir sua arrecadação.

A RESIZE Solar Energy esteve atenta a todo o evento, foram mais de 1 mil expectadores online, dentre eles, estudantes, profissionais do setor e consumidores interessados no tema.

Acreditamos no desenvolvimento do setor, pois a geração distribuida é boa para o País e para o proprietário do sistema fotovoltaico, ao mesmo tempo que economiza energia contribui para o desenvolvimento do país, gerando empregos, reduzindo a emissão de gases e diversificando nossa matriz energética.

Posts em destaque
Últimos Posts
bottom of page